quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Câmpus de Bauru discute Programa Nacional de Direitos Humanos


Rádio Unesp FM veicula gravação de colóquio realizado no sábado 

09 de fevereiro de 2010














Promovido pelo Observatório de Educação em Direitos Humanos (OEDH) da Unesp para debater a 3ª versão do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3), o colóquio “Quem tem medo dos direitos humanos?” foi realizado no sábado (06/02). O áudio do encontro será veiculado pela Rádio Unesp FM de Bauru (105,7 ou, online, www.radio.unesp.br) nesta terça-feira (09/02), às 20h. O conteúdo também estará disponível na quarta-feira (10/02), no site www.oedh.unesp.br. No dia 1º de março, a página exibirá o material audiovisual do debate -  produzido pela TVU Unesp- que também será editado em DVD para ser distribuído para emissoras de TV comunitárias de todo o Estado de São Paulo.

O colóquio foi gravado nos estúdios da Rádio Unesp FM , do CRTVE (Centro de Rádio e Televisão Cultural Educativo), no câmpus de Bauru. Profissionais de várias áreas e representantes da imprensa compareceram ao evento, realizado pelo Observatório de Educação em Direitos Humanos da Unesp, em parceria com a Rádio Unesp FM e TVU Unesp.

Lançado pelo Governo Federal em 21 de dezembro de 2009, o PNDH-3 vem provocando manifestações favoráveis e contrárias em diferentes setores da sociedade. De acordo com o professor Clodoaldo Meneguello Cardoso, coordenador do OEDH, o encontro foi organizado para motivar a discussão sobre a luta pela dignidade. “A sociedade precisa participar mais e entender os direitos humanos como um processo de educação e democracia neste país.”

Os dois blocos da gravação do colóquio são dedicados à exposição dos representantes de organizações de direitor humanos: Gilberto Truijo, presidente de Comissão de Direitos Humanos da OAB-Bauru; advogado e coordenador do Instituto Acesso Popular, Jorge Soriano Moura; e psicóloga Sandra Elena Spósito, coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia - São Paulo.

Cada um dos convidados falou sobre temas propostos pela organização: direitos humanos e direito, ditadura, lei da Anistia; direitos humanos, comunicação e educação, a mídia e a liberdade de expressão, censura e controle social democrático dos meios de comunicação; direitos humanos e movimentos sociais: criminalização dos movimentos sociais do campo e da cidade; direitos humanos, diversidade e sexualidade: descriminalização do aborto, movimento LGBT, e união homoafetiva.

Também participaram os jornalistas Franco Jr., da Rádio 96 FM; Alexandre Pittoli da Rádio 94 FM; Ricardo Polettini, da TV Unesp; Rodrigo Ferrari, do Jornal da Cidade e Gilmar Dias, do Jornal Bom Dia. Cleide Portes, diretora da Rádio Unesp FM, mediou o debate.

PNDH

O Programa Nacional de Direitos Humanos é o resultado de um compromisso assumido pelo Brasil no Tratado de Viena durante a Conferência Mundial Sobre Direitos Humanos de 1993. Trata-se de um programa plurianual elaborado por amplos setores da Sociedade Civil e setores governamentais que propõem diretrizes e metas a serem implementadas por políticas públicas voltadas para a consolidação dos direitos humanos.

O programa não é "auto-executável". Para que cada uma das propostas entre em vigor, é necessária a aprovação do Congresso Nacional. Os dois primeiros programas, o de 1996 e o de 2002, foram elaborados no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. Não é um plano de governo, mas um programa de Estado.
Assessoria de Comunicação e Imprensa, com colaboração de Eleide Bérgamo, do câmpus de Bauru

Nenhum comentário:

Postar um comentário